A cidade se alegra ainda mais em outubro, durante a OktoberfestCatedral São João Batista, o cartão-postal da cidade

História

Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul, onde a herança cultural dos colonizadores está em evidência até os dias atuais. Desde os primórdios da colonização, a economia do município é liderada pelo cultivo do tabaco.

A colônia foi fundada por uma lei provincial em 6 de dezembro de 1847. Os primeiros habitantes da cidade vieram dos distantes lugares nas regiões do Reno e da Silésia, em 1849. Eles se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz.

A povoação iniciou em 1849, no local então chamado de Faxinal de João Maria, em terras do barão de Cambaí, com a instalação de cinco famílias alemãs. O primeiro diretor foi Johann Martin Buff.

A cidade foi oficialmente fundada em 31 de março de 1877, emancipada de Rio Pardo. Santa Cruz do Sul sedia também a Oktoberfest, sendo a maior festa germânica do Estado e a terceira maior Oktoberfest do Brasil.

Geografia

Localiza-se na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul, a 155km da capital Porto Alegre. Com uma população estimada, em 2015, em 126.084 habitantes, é o pólo de uma área denominada Vale do Rio Pardo.