Publicado em: 04/04/2018

Se você mora ou vai morar em um apartamento, saiba o que fazer para seu pet ficar mais confortável nesse espaço!

1 - A adaptação de cada pet a um lugar novo é diferente. Não são todas as raças que conseguem viver em um espaço pequeno, muitas acabam limitando-se a área de uma sacada para conseguir ver a natureza. Por isso, não se esqueça de sair para passear com ele/ela pelo menos uma vez por dia, para que faça as necessidades, curta um pouco de ar puro e pratique corridas/caminhadas (necessário para manter a saúde e se livrar do sedentarismo). Alguns precisam sair de casa mais vezes por dia, mas isso depende de cada raça.

2 - Se você mora em um apartamento e está pensando em comprar ou adotar um cachorro, prefira aqueles de porte pequeno, que se adaptam melhor devido ao seu tamanho, como os das raças: Shih Tzu, Lhasa Apso, yorkshire e poodle. Mas se você se apaixonar por um de porte grande também não tem problema se passear diariamente!

3 - É preciso ter grades de proteção nas janelas e sacadas, desde quando o animal é filhote, para evitar que eles caiam ou se machuquem.

4 - Tenha sempre um local (geralmente escolhido pelo próprio cachorro) para que eles possam fazer suas necessidades dentro de casa. Treine ele, mudando  pouco a pouco o lugar da posição escolhida até a cozinha ou varanda. Esses locais são ideais para não deixar coco ou xixi a mostra quando as visitas aparecerem. A opção mais higiênica é o uso da fraldinha, pois ela absorve os dejetos não deixando passar para o chão. Já o jornal faz com que o piso fique com cheiro ruim e molhado, pois não possui propriedades absorventes.

5 - É essencial para a diversão de seu pet que ele tenha brinquedos para se distrair enquanto você está fora. Os animais sentem muito aborrecimento quando os donos saem para trabalhar. Esses brinquedos ajudam até no fato de roer móveis devido ao tédio. Deixar uma peça de roupa em cima do sofá, por exemplo, é bom para que ele possa sentir seu cheiro durante sua ausência e se acalme.

6 - Quando você for viajar por um longo período de tempo, jamais deixe seu cachorro sozinho. Leve junto, ou, em último caso, deixe com algum familiar, vizinho ou em hotéis para cachorro. Nunca deixe-o por mais de um dia sozinho, mesmo que você peça para alguém ir visitá-lo e alimentá-lo. Cachorros têm comportamentos diferentes dos gatos.

7 - Sempre lave e higienize a cama, cobertores e brinquedos de seus bichinhos. Esse cuidado deve ser feito inclusive para que ele não lhe transmita doenças, já que tendem a desenvolver um contato mais íntimo como, por exemplo, dormir junto na cama.

8 - Dê banho no seu pet a cada uma semana. Controle as pulgas e utilize remédios que evitam a queda de pelos. Lembre sempre de dar vacinas e remédio vermifugo a ele. Você também deve tomar, um a cada seis meses ou no intervalo de um ano.

 

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Afinal, os nossos amiguinhos são parte da família!